Blog :: Ministério Vinho Novo


Arquivos Anteriores


Categorias


+Lidas


Parceiros


02 de março de 2015

A BACIA E A TOALHA.

 

Às vezes pensamos que temos entraves demais para viver uma vida plena na presença de Deus. Mas preste a atenção no que nos ensina o gesto de Jesus quando usa a bacia e a toalha.

Joao 13:1 a 17

1 Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 

a - Um gesto de amor persistente: que não escolhe a quem amar; sem prazo de vencimento. Jesus amou até a cruz.

Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido, filho de Simão, a trair Jesus. 3 Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,

b - A inerrância da Bíblia: a Bíblia não erra, o que ela diz , acontece. Pois a bacia e a toalha eram também para o traidor Judas Iscariotes.

4 assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. 5 Depois disso, derramou água numa bacia 3 Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

c - A humildade do Rei Servo: Jesus viu que ninguém se movia, Ele então se move e traz a bacia e a toalha. Jesus sempre faz o que tem de ser feito.

5 ... e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.

d -  A dinâmica do evangelho: A fé em ação apesar de estar chegando a sua hora, Jesus continuou pregando com as suas atitudes. A pregação do evangelho não deve parar! Deus usou até a mula pra falar a Balaão (Nm.22:28), quanto mais nós devemos nos empenhar em anunciar as Boas Novas.

6 Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? "7 Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".

e A abrangência da Graça de Deus: Jesus veio ao mundo para buscar o perdido e não o "maioral". É preciso crescer na graça e no conhecimento de Deus. Jesus tratou a Pedro com graça e misericórdia, porque em outra passagem Jesus dissera a Pedro que o diabo queria peneirá-lo e Jesus intercedeu por ele. Jesus Cristo lavou os pés de todos.

8 Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".9 Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! "10 Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".11 Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.

f - A importância da purificação: a bacia contendo a água representa limpeza. Jesus disse que Pedro precisava lavar somente os pés, pois ele já estava limpo. Na nossa caminhada cristã, podemos nos contaminar com o mundo, e a Palavra de Deus é o meio pelo qual nos purificamos. Diz-nos o apóstolo Paulo em Efésios 5:26: Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra.

12 Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz? 13 Vocês me chamam ‘Mestre' e ‘Senhor', e com razão, pois eu o sou. 14 Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
15 Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. 16 Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. 17 "Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem"
.

g - A dignidade do exemplo e a força da coerência: Jesus não nos manda fazer algo que não conseguimos. Ele nos ensinou, fazendo. Devemos nos ajudar nesta caminhada nessa caminhada, sem excluir ninguém e sem nos considerarmos superiores aos outros. Acreditar sempre na possibilidade da conversão e do crescimento de todos.
                         

                              Vamos fazer a nossa parte!


 



Voltar para o blog