Blog :: Ministério Vinho Novo


Arquivos Anteriores


Categorias


+Lidas


Parceiros


14 de janeiro de 2020

ANO NOVO! VESTES NOVAS! VIDA NOVA!

ANO NOVO! VESTES NOVAS! VIDA NOVA!

 Efésios 4.21-24 – versão NBV

21- Se realmente vocês ouviram sua voz e aprenderam de Jesus as verdades relacionadas a ele,

22 – então, desfaçam-se dessa velha maneira de viver — a velha natureza que era parceira nos seus maus caminhos— completamente corrompida, cheia de imoralidades e enganos. 

23 - Agora as suas atitudes e os seus pensamentos devem ser constantemente renovados.

24 - Sim, vocês devem revestir-se do novo ser, CRIADO POR DEUS, que é parecido com a sua natureza, santa e justa, proveniente da verdade.

 

Ficamos impressionados sempre que assistimos programas de TV que apresentam quadros de “transformação de pessoas”, principalmente no momento que mostra “o antes e o depois”.

Quase sempre se trata de uma pessoa descuidada com a aparência e que é levada para fazer tratamentos de pele, dentário, recebe uma geral do cabeleireiro e ganha um ‘banho de loja’.

Depois de todo este processo a pessoa é totalmente renovada, parece anos e anos mais nova.

depois que o homem tem um encontro pessoal com Jesus Cristo, algo semelhante acontece em sua vida. Alguns são transformados até fisicamente e a sua aparência, o seu semblante muda e melhora muito.

No texto lido, o apóstolo Paulo parece descrever uma troca de roupa, mas está falando de alguém que tem um encontro real com Cristo e aceita em sua vida a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Você acha que é possível ver “como” estamos vestidos espiritualmente falando?  O texto lido nos encaminha a ver a luz da Palavra.

Fato é que provavelmente ninguém aqui gostaria de se apresentar mal vestidos e preparados diante das pessoas, da mesma forma assim também devemos estar prontos para encontrar com Deus.

SUA ROUPA É A VELHA OU A NOVA?

 

Vamos refletir um pouco sobre as palavras do texto e aprender sobre a ‘mudança de roupa’ que acontece quando recebemos uma Nova Vida em Jesus:

21Se realmente temos ouvido a voz de Deus e temos aprendido de Jesus as verdades relacionadas a ele...”

1-  DEVEMOS NOS DESFAZER DA VELHA NATUREZA

v. 22 ENTÃO... temos de desfazer da velha maneira de viver...”  — a velha natureza que era parceira nos maus caminhos  — completamente corrompida, cheia de imoralidade e engano.

 

Em uma renovação de costumes como é difícil deixar os velhos hábitos antigos. Pense comigo: para entrar em um novo estilo, em um novo “fashion”, preciso fazer uma faxina abandonando antigas modas, concorda?

É exatamante isto que a palavra de Deus atravez do apóstolo ensina: tirar a roupagem velha!

Jesus ensinou que devemos de fato renovar completamente nossas vidas e não apenas FAZER REMENDOS.

- Lc 5.36 Ninguém tira remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha”.

Deus não quer “reparar” nossos corações, ele quer renovar completamente, tirar o coração de pedra e dar novo coração sensível ao Seu Espírito. –Darei a vocês um coração novo. Darei a vocês um espírito novo. Em vez de terem corações duros como pedra, vocês receberão corações de carne.” Ezequiel 36.26

2 – e esta renovação é um processo diário  

v 23“as atitudes e os pensamentos devem ser constantemente renovados.” Conforme fala o texto acima.

a RENOVAÇÃO – deve se dar “CONSTANTEMENTE”, dia a dia. Um processo diário do tratamento de Deus.

Não adianta jogar fora o que é velho e manter velhas práticas e sentimentos dentro do coração e mente.

Isto SIGNIFICA:Não imitar a conduta e os costumes deste mundo, mas que cada um de nós seja uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa.(Rm 12.2)

Renascidos em Deus, o exercício diário deve ser no mínimo:

·         Manter uma vida de oração

·         Meditar diariamente na Palavra de Deus;  

·         Exercitar o perdão e assim não carregar mágoas velhas (Mt 6.13)

·         RESISTINDO todo engano e mentira do mundo.

 

A nova vida to traz mudanças reais e todos poderão ver isto.

Jesus deixa claro: -“Vocês são a luz do mundo; uma cidade sobre um monte não pode ser escondida15 Ninguém acende uma lamparina e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, ela é colocada no lugar adequado e, desse modo, BRILHA PARA TODOS. Mt.5 14,15

- Não existe roupa velha, suja e nojenta que Jesus não possa trocar. o sangue de Jesus é eficaz para limpar e apagar de todo pecado. I João 1.7 - aleluia!

3 –  agora é  assumir a IDENTIDADE de renascido!

 

– Visto que Deus nos escolheu, AGORA com um novo tipo de vida, e por causa do seu profundo e santo amor do Senhor Nosso Deus, também devemos pôr em prática a compaixão, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência. Colossenses 3.12 a 17

13 – amáveis e prontos a perdoar; como o Senhor nos perdoou.

14 –... que o amor de Deus dirija nossas vida, porque desta forma, como “corpo de Cristo, permaneceremos unidos em perfeita harmonia. 

 

Afinal, agora revestidos de novo homem através de Jesus, somos também semelhantes a Ele. Jesus é o nosso modelo de santidade e atravez Dele também são feitos a cada dia santos diante de Deus.

‘Pois assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.’ I Cor. 15 – 22

Desta forma...  O que era por natureza velho agora se torna NOVO  pela Graça de Jesus!

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”  II Coríntios 5.17

- assim como um aparelho que deve ser consertado por quem o fabricou e do mesmo modo, somente quem criou a humanidade tem o poder de transformar este homem.

O Espírito Santo vem para preencher e renovar completamente a todos que se achegam de coração a Jesus.

Que este início de ano seja também um novo tempo de reais mudanças!

Esta é a hora de desfazer de tudo o que ainda é velho e maldoso em nossas vidas;

Esta é a hora e a oportunidade de renovar nossas almas e o corações nos revestindo da nova vida que há em Cristo Jesus.

 

 

 



Voltar para o blog