Blog :: Ministério Vinho Novo


Arquivos Anteriores


Categorias


+Lidas


Parceiros


22 de março de 2016

'Chocolate ou Sangue

Hummmm... Chegou a Páscoa! Que maravilha!


Chocolates brancos, ao leite, meio amargos, amargos, diets, crocantes. Há ainda os nobres, hidrogenados fracionados... Não importa, uma coisa é certa: quase todo mundo ama chocolate. Uma delícia! E sem falar que de quebra, em muitas casas, ainda tem o "bacalhau". Festa completa! Completa? 


Mas o que esta festa significa?


- No livro de Êxodo, capítulo 12, no Antigo Testamento, mostra a verdadeira origem e significado dessa festa que é tão importante no calendário judaico e cristão.
- Depois de o povo de Israel passar mais de quatrocentos anos de escravidão no Egito, Deus decidiu libertá-lo. (século XV a.C. ou XIII a.C)
- Para isso Ele levantou um libertador, Moisés, que transmitiu a ordem divina ao Faraó do Egito: "Deixa ir o meu povo". Como faraó rejeitou a ordem de Deus, este enviou sobre a terra do Egito dez pragas, a fim de quebrantar-lhe o coração. Na décima e última praga, não deixaria aos egípcios nenhuma alternativa senão mandar embora os israelitas.
- Deus enviou um anjo destruidor à terra do Egito para eliminar "... todos os primogênitos, desde homens até animais." Êxodo 12.12. Inclusive o filho do Faraó do Egito, provavelmente Ramsés II.
- Mas como os primogênitos do povo hebreu, que também estavam no Egito, poderiam escapar deste anjo de morte? Mais uma vez o Senhor Deus interveio. Cada família hebreia deveria tomar um cordeiro sem defeito e sacrificá-lo. Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser aspergida nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa.
- Quando o anjo destruidor fosse enviado àquela terra, apenas "passaria por cima" das casas que estavam marcadas com o sangue, sem tocar mortalmente nos primogênitos que ali estavam.
- Daí o termo PÁSCOA, do hebraico "PESAH", que significa "passar ou saltar por cima" ou "poupar". Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação da morte e saíram do cativeiro egípcio.
- Foi um sinal profético de DEUS! Centenas de anos mais tarde Jesus derramaria o seu sangue na cruz do calvário para libertar o mundo do poder do pecado. Jesus Cristo trouxe a toda humanidade a única e real possibilidade de vida e libertação! Aleluia!
- O fato de Jesus, muitos anos mais tarde, ter morrido exatamente durante a celebração da festa da Páscoa não foi por coincidência! Cumpriu-se em Jesus o propósito profético de Deus.
- Jesus foi o "Cordeiro Pascal", enviado por Deus para tirar o pecado do mundo.
Jo. 1:29 - "...Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
- Jesus se ofereceu como um cordeiro justificando-nos diante do Pai. Por seu sangue nos umbrais da porta de nossos corações nós podemos desfrutar de uma vida abundante, livre da escravidão do pecado, que é representado metaforicamente pelo Egito, e da tirania de faraó - que rouba a identidade e mata sonhos e a alma.

  É inegociável o sangue de Cristo!

- A mídia capitalista e consumista substituiu o Sangue pelo chocolate e esvaziou a Páscoa do seu verdadeiro conteúdo.
- Na há chocolates que substituam o Sangue. Não há como substituir o Cordeiro pelo coelho.
- Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, morreu por nós e através do seu sangue nós somos purificados de toda maldade e pecado.
- Jesus é o Cordeiro Pascal que morreu e ressuscitou ao terceiro dia, para todo aquele que nele crê não morra, mas tenha vida eterna.



Voltar para o blog